Lua de Mel Nacional – Lençóis Maranhenses / MA

Lençóis Maranhenses é considerado um dos destinos mais bonitos do país, com seus quilômetros sem fim de dunas branquinhas cortadas por lagoas de água doce, que às vezes parecem azuis ou verdes.

 
Os Lençóis ocupam um espaço de 70 km (ao longo da orla oceânica) por 50 km (pelo continente, para o interior), com uma superfície de aproximadamente 1550 km². Algumas dunas podem atingir os 40 metros de altura.

O principal acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é através da cidade de Barreirinhas, devido sua proximidade com as duas lagoas mais visitadas, Lagoa Bonita e Lagoa Azul e por sua estrutura hoteleira.
 
 
Passeios / Dicas
Para realizar passeios no Parque Nacional é fundamental o apoio das agências de turismo. Para entrar na reserva, por exemplo, é necessário acompanhamento de um guia credenciado.
Para circular pela região, cheia de trilhas de areia e rios, somente em veículos com tração nas quatro rodas ou de barco.

 
Lagoas – Todas as manhãs, é possível sair em carros de tração 4×4 para conhecer as Lagoas Azul, Bonita, da Gaivota, do Peixe, entre outras.
É ideal visitar as Lagoas Azul e Bonita, as mais conhecidas, em dias diferentes, pois são passeios cansativos!

Rio Preguiça – Descer o Rio Preguiças, que margeia o Parque dos Lençóis até chegar ao Oceano Atlântico. A viagem pode ser em barco de linha, barco fretado ou em voadeiras. No trajeto, são feitas paradas para aproveitar dunas, lagoas e paisagens.

O Rio Preguiças é o responsável pela divisão das duas partes, os Grandes e Pequenos Lençóis.

Farol Preguiças – Localizado no povoado de Mandacarú em Barreirinhas. Lá de cima pode-se ver toda a região, o povoado e a foz do Rio Preguiças encontrando o mar. São 160 degraus no interior do Farol, mas o esforço é recompensado pela bela vista.

 
Nunca vá ao Parque Nacional sem um guia. Como tudo é rústico e parecido, é perigoso andar sozinho.

Ressalta-se a importância da preservação da natureza. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é protegido pelo IBAMA. O turista deve ir consciente de que não pode deixar lixo nos lençóis.

Compras e Alimentação
Os frutos do mar são o cardápio principal dos restaurantes. Camarões, sempre frescos acompanhados de molhos de frutas típicas, são os destaques.

O artesanato da região é feito com a palha de buriti. Com ela, são confeccionados chapéus, toalhas de mesa, sacolas, bolsas e mochilas. Você encontra lojinhas em Barreirinhas, na beira da Lagoa Bonita e nas balsas que fazem a travessia do rio Preguiças.

Clima

Não existe um período certo, mas uma época mais favorável, devido as chuvas, já que as lagoas se formam com o acúmulo de água da chuva. Com a falta de chuvas algumas das lagoas podem ficar secas.

Portanto, para visitar os Lençóis Maranhenses especificamente o ideal é ir logo após o período de chuvas, pois costumeiramente as lagoas estão bastante cheias.

O clima da região é tropical, com temperatura média anual de 26°C. A estação seca vai de dezembro a agosto.

Hospedagem

A maior parte das hospedagens fica no munício de Barreirinhas. Ali você encontra todas as agências de turismo e o comércio.

Porto Preguiças Resort
www.portopreguicas.com.br

Gran Solare Lençóis Resort
www.gruposolare.com.br

Pesquise mais em:

www.parquelencois.com.br
www.feriasbrasil.com.br/ma/lencoismaranhenses

(Pode copiar, sem problemas, mas não esqueça dos devidos créditos).

 

Escreva pra gente!