Evite Gafes no Casamento

Saiba quais gafes você deve evitar em um casamento, seja noiva, noivo ou convidado!

Todo casamento tem lá seus imprevistos, mas muitos micos ou situações constrangedoras podem e devem ser evitadas. Basta cada um ter um pouco de bom senso e educação, seja noiva, noivo, parente, padrinho ou convidado!

Veja as gafes mais comuns e fuja delas!

NOIVOS

Noiva, não se atrase. Ou pelo menos, tente não se atrasar. Afinal, você passou meses organizando esse dia e não vai querer perder um segundo sequer. Para evitar atrasos, no dia da noiva, informe retirando uns 30 minutos, o horário que deverá estar pronta.

– Jamais peça presentes aos convidados, nem mesmo aos padrinhos. Presente não se pede. É muito constrangedor e nunca se sabe o que está dentro do orçamento do padrinho. 

Não coloque só presentes caros na lista. Escolha itens para todos os bolsos. Nem todo mundo pode ou está em condições de gastar com presentes caros. E o convidado já precisa se preocupar em gastar também com outras coisas para ir ao casamento.

– Cuidado com o conforto dos convidados. Faltar ou sobrar muitos lugares no casamento dá impressão de falta de planejamento.

– Muita gente faz, mas cortar a gravata ou passar sapato da noiva é falta de consideração com o convidado que já gastou com roupa, maquiagem, sapato, presente, transporte. Ainda tem que contribuir para a lua de mel?

– Não precisa nem dizer que beber em excesso é deselegante. Além do mais, os noivos acabam não aproveitando bem a festa que tanto esperaram.

– É muito chato um convidado chegar na cerimônia e descobrir que ele não vai para a festa. É melhor não convidar, do que chamar só pra cerimônia. Afinal qual critério se usa para escolher quem merece ou não ser convidado pra festa?

– Não tem necessidade anexar aqueles cartõezinhos de lista de presentes no convite. Além do convite ficar feio, parece que está cobrando presente. Tenha certeza que seu convidado vai dar um jeito de saber onde está a sua lista de presentes!

– Noiva, evite entrar mandando beijinhos para uns, pois outros poderão se sentir excluídos.

Calcule quantidades extras de comida e bebida para garantir o conforto dos convidados. Assim ninguém fica sem experimentar aquele prato que os outros estão falando que está uma delícia!

Não envie convites por correio ou e-mail. Enviar por correio, somente para aqueles que moram muito longe e mesmo assim, envie com aviso de recebimento. E não se esqueça de ligar avisando do envio.

CONVIDADOS

– Não leve pessoas que não foram convidadas. “Ah, mas meu primo do interior está aqui em casa essa semana”. Mesmo assim, não leve. Os noivos vão ter que pagar por alguém que nunca viram na vida? Já pensou se várias pessoas tem a mesma ideia de levar mais um? 

– Uma cena muito feia em casamento é briga de mulheres pelo buquê da noiva. O buquê com certeza não vai fazer milagre. Então participe da brincadeira com elegância. Só pegue o buquê se ele cair na sua mão! 

– Atenção ao tipo de roupa que se usa em casamentos. Mesmo que o convite não informe o traje adequado, homens não erram se apostarem em um terno e mulheres em vestidos que não sejam brancos, muito curtos ou decotados demais. Na dúvida vá de pretinho básico.

– Mães, madrinhas ou convidadas, jamais use roupa branca ou off-white. A cor é exclusiva da noiva. Use quando for o seu casamento!

– Por favor, confirme sua presença quando solicitado, e dentro do prazo. É um gesto de gentileza com os noivos que estarão pagando o bufê por pessoa!

– Nunca leve para casa doces, arranjos de flor ou objetos da decoração. A não ser que tenha sido liberado, ninguém tem o direito de desmontar a festa dos outros. Sem contar que muitas vezes os noivos terão que pagar o decorador pelo item roubado. Porque levar sem pedir é roubo sim.

– Padrinhos e madrinhas não se atrasem. Programem-se para chegar antes da hora. Você é um(a) convidado(a) especial, então nada mais deselegante do que se atrasar para a cerimônia.

– Não beba além da conta. Ninguém é obrigado a aguentar as chatices de gente bêbada, que incomodando os outros com atitudes desagradáveis.

– Evite entregar o presente na festa. Se você comprar na loja escolhida pelos noivos, eles costumam entregar o presente no endereço definido por eles. 

– Procure comprar o presente na loja onde está a lista de presentes. Assim, você tem a certeza que o presente será do agrado do casal. Só faça diferente se for padrinho ou madrinha ou já tenha combinado algo previamente com os noivos. 

– Desligue o celular. É muito chato o celular tocar com aquele música altíssima bem no meio do “sim”. Se tocar, desligue discreto e rapidamente para evitar novos constrangimentos.

Com certeza isso vai chegar aos ouvidos dos noivos. Imagina que chato eles ouvirem críticas da festa que eles prepararam com tanto carinho?

– Padrinho, mesmo que esteja muito calor, deixe o paletó abotoado, pelo menos até tirarem as fotos oficiais.

– Não haja como um esfomeado. Os bufês servem o jantar por bastante tempo, então não precisar sair correndo pra pegar a fila da comida. Também evite fazer um prato super cheio. É possível repetir o jantar discretamente sem que ninguém fique rindo do seu prato que mais parece uma montanha.  

– Vá à festa, mas também à igreja. É muita falta de educação ir somente para a festa, só porque acha que o casamento religioso é chato. Se tiver um compromisso no horário da cerimônia, avise os noivos antes e pergunte se eles se incomodam que passe apenas na festa para dar um abraço neles. Se atrasar por um imprevisto grave, e mesmo assim desejar ir à festa, não esqueça de pedir desculpas ao casal e informar o motivo. Com certeza, eles entenderão.

Noivas, noivos, parentes, padrinhos ou convidados, todos podem colaborar para o casamento sair o mais elegante possível!

(Pode copiar, sem problemas, mas não esqueça dos devidos créditos). 

Escreva pra gente!